quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Portal da Paz submete a editais de preservação da natureza


O Portal da Paz está participando do edital da Fundação O Boticário para seleção de projetos de conservação da natureza. O projeto tem como intuito reequilibrar o ciclo da água, e foi submetido a análise no dia 02 de setembro de 2010.

Estamos em busca de mais editais que visam preservar a natureza. Se souberem de mais editais, podem enviar para o email do Portal: blog.portaldapaz@gmail.com

Agradecemos sua colaboração!!!

Título do Projeto
"Adequação de edificações no entorno do Parque Nacional da Serra do Cipó para uso adequado da água e do solo e reabastecimento de nascentes: reequilíbrio do ciclo da água".

Detalhe do local do Projeto

O Parque Nacional da Serra do Cipó se localiza 90 quilômetros a nordeste de Belo Horizonte, logo depois da cidade de Lagoa Santa, na região sul da Cordilheira do Espinhaço, entre os paralelos 19 e 20ºS e 43 e 44ºW, no divisor de águas das bacias hidrográficas dos rios São Francisco e Doce.

Trata-se de uma região bastante rica em cursos d’água, destacando-se o rio Cipó, afluente do rio das Velhas, pertencente à bacia do rio São Francisco. Está inserida na Estrada Real e no Circuito do Diamante, como um Parque Nacional, de relevo especialmente acidentado, beleza cênica ímpar, inúmeras cachoeiras e uma das floras mais diversificadas do mundo. A região contabiliza um acervo invejável para o lazer, a prática de atividades ao ar livre, e a pesquisa científica.

O local a ser trabalhado pelo presente projeto é constituído por 12 glebas de 2 hectares dispondo de Reserva Legal de mata nativa, onde existem várias nascentes que fazem parte do complexo de recursos hídricos do Parque Nacional da Serra do Cipó. As glebas situam-se no município de Jaboticatubas, Minas Gerais, sendo que, uma das glebas pertence à Brahma Kumaris.

Cidades próximas

Belo Horizonte, Jaboticatubas, Lagoa Santa, Itabira, Itambé do Mato Dentro, Santana do Riacho, Conceição do Mato Dentro.

Síntese do Projeto

Adequar as edificações da gleba da Brahma Kumaris, Portal da Paz, para uso sustentável e reequilíbrio do ciclo da água, com produção de materiais educativos. Esse material será utilizado em atividades com os alunos da Brahma Kumaris e a comunidade local, além de orientar a ocupação das glebas vizinhas.

A ocupação da área de contribuição das nascentes e a repercussão das ações de sustentabilidade serão acompanhadas com monitoramento da quantidade e da qualidade das águas das nascentes na Reserva Legal.

A importância desse projeto se deve à manutenção dos recursos hídricos responsáveis pela perpetuação das nascentes, flora e fauna, e conservação da umidade no entorno do Parque Nacional da Serra do Cipó.

Venham contribuir conosco na preservação do meio-ambiente!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário