quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Mensagens da Brahma Kumaris ao mundo em prol da Paz e Não-violência


a. Mensagem de BK Jayanti, Diretora da Brahma Kumaris na Europa sobre as situações recentes nas ruas da Inglaterra

A violência que vimos na última semana em nossas cidades criou uma atmosfera de raiva e medo. Por si só, isso pode se espalhar como fogo. Como iremos responder? Será que mais raiva e frustração ajudarão?

Há muitas causas para o desconforto, mas esta é uma crise muito mais profunda, que está na fundação de nossa sociedade. Mais do que nunca, nós apreciamos o valor da força da polícia que tem provido segurança e que reconheceu os milhares de londrinos que demonstraram seu espírito de comunidade ao organizarem uma limpeza na rua mas, a longo prazo, é necessária uma profunda cicatrização.
Os tumultos também são um indicativo de uma profunda doença em nossa sociedade. Ganância, falta de humanidade e falta de integridade na busca por ganhos financeiros e políticos são resguardados pelos jovens envolvidos nos tumultos. Os jovens em geral são particularmente suscetíveis ao mito que lhes chega na forma de boatos através da sociedade, de que a felicidade está no ganho material; isto deixou um enorme vácuo, sem nenhum preenchimento.

Nos próximos dias, é importante que ao invés de pensamentos de condenação, raiva e culpa, nós contribuamos com a sociedade, por meio de nossa humanidade. O pai de um dos três jovens que foram mortos em Birmingham, ao invés de mostrar alguma amargura, pediu aos nossos jovens para que ficassem calmos e para que a comunidade permanecesse unida.

Ao aceitarmos a responsabilidade coletiva, todos nós podemos fortalecer nossa própria capacidade de viver com base em nossos valores positivos e personificar o comportamento que tanto desejamos ver em nossas crianças e jovens.

Na realidade, é isto o que levará a uma efetividade muito maior, para encontrarmos respostas e soluções nas próximas semanas, meses e anos.

Om shanti – uma afirmação de paz para todos vocês


b. Mensagem da Brahma Kumaris em resposta aos recentes eventos em Oslo, na Noruega

Todos nós na Brahma Kumaris queremos expressar nossas sinceras condolências e empatia àqueles que perderam pessoas queridas ou que sofreram através dos recentes eventos em Oslo e na Ilha de Utoeya.

Desejamos paz e consolo a vocês.

É difícil entender como tais eventos podem acontecer, mas eles parecem ser parte de uma corrente crescente de intolerância ao redor do mundo, que às vezes leva a tais atos de severa violência. É chocante ver tal violência aqui na Noruega, o lar administrativo do Prêmio Nobel da Paz, onde a abertura, a tolerância e a democracia são valores reconhecidos.

Aqui na Brahma Kumaris, nós vivemos para promover a paz. Nós acreditamos que não podemos lutar pela paz; apenas podemos encontrá-la dentro de nós, permitindo que ela emerja, e então, compartilhando-a abertamente com outros. Entendemos que é possível encontrar esta paz, mesmo em meio a circunstâncias de dor e dificuldade.

Convidamos vocês a juntarem-se a nós, conforme nos sentamos em meditações mais extensas para ajudar a espalhar vibrações amorosas e pacíficas àqueles que foram afetados por esta tragédia.

Peter Keogh Coordenador Nacional da Brahma Kumaris na Noruega

Nenhum comentário:

Postar um comentário